1 0 3000 0 300 120 30 https://blog.ancorepv.com.br 960 0
site-mobile-logo
site-logo

Trânsito e o medo do inesperado

Em grandes metrópoles ou até mesmo em cidades menores, o trânsito representa perigo e provoca insegurança na maioria das pessoas. Seja a pé ou em algum tipo de veículo, o inesperado é sempre uma preocupação, já que a qualquer momento […]

Em grandes metrópoles ou até mesmo em cidades menores, o trânsito representa perigo e provoca insegurança na maioria das pessoas. Seja a pé ou em algum tipo de veículo, o inesperado é sempre uma preocupação, já que a qualquer momento coisas terríveis podem acontecer.

Quem precisa estar no trânsito diariamente, se depara com riscos de acidentes, colisões, atropelamentos e assaltos, mas entre tantos perigos, a imprudência dos motoristas é a grande responsável por tantas mortes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o 5º país com mais violência no trânsito. E o principal responsável por essa triste realidade é o próprio motorista, já que 90% dos acidentes são causados pela imprudência dos condutores.

Principais fatores de risco

São as principais infrações cometidas pelos motoristas que podem causar acidentes no trânsito:

– Ingerir bebidas alcoólicas;

– Usar o celular enquanto dirige;

– Desrespeitar a sinalização de trânsito;

– Andar acima da velocidade.

No entanto, o fator cansaço e distração também podem colocar vidas em risco. Com a dinâmica acelerada do trânsito, um cochilo de dois segundos ou um pouco de desatenção podem ser fatais.

Benefícios da direção defensiva

Por mais prudente que seja um motorista, sua condução não é o único fator que irá interferir na sua segurança no trânsito. Infelizmente, não podemos dirigir pelo outro e é muito difícil saber se, em algum momento, seremos surpreendidos por um condutor imprudente.

Ainda assim, ser responsável ao conduzir um veículo, reduz drasticamente as chances de sofrer um acidente de trânsito. É aí que entra o conceito de direção defensiva, um conjunto de medidas preventivas para evitar acidentes, apesar da indisciplina de outros motoristas e de situações adversas.

Direção defensiva não apenas reduz o risco de acidentes, mas diminui a possibilidade de que sejam graves, caso ocorram.

Podemos citar como exemplo, um motorista imprudente que faz uma ultrapassagem perigosa. Essa é uma situação que pode acontecer a qualquer momento e é muito comum no trânsito. Nesse caso, o condutor defensivo, que dirige com atenção redobrada, poderá frear a tempo para evitar uma colisão.

De uma certa forma, o motorista que pratica uma direção defensiva se antecipa em questão dos acontecimentos, porque está atento a cada movimento e se preocupa não apenas com ele e seu veículo, mas com todo o trânsito a seu redor.

Dicas para uma direção defensiva

A direção defensiva é, na verdade, um curso que todo motorista precisa obrigatoriamente fazer e se você dirige, deve ter uma boa noção de como deve ser praticada. Mas para te ajudar a melhorar sua prática de defesa defensiva, fizemos uma lista com alguns dos principais aspectos:

– Evite dirigir com sono e se possível, não dirija a noite;

– Mantenha uma postura correta no volante e preocupe-se sempre com a posição do banco;

– Tenha cuidado redobrado ao transportar crianças;

– Obedeça sempre a sinalização e os limites de velocidade;

– Tenha ainda mais atenção nos trechos urbanos;

– Não consuma álcool e nenhum outro tipo de droga antes de dirigir;

– Mantenha sua atenção no trânsito num todo e muito cuidado nas estradas;

– Use sempre o cinto de segurança;

– Esteja com a manutenção do seu veículo em dia;

– Dirija com calma e paciência.

Seguindo estes cuidados, todas as demais práticas de direção defensiva e principalmente as leis de trânsito, o perigo de acidentes é muito menor e dirigir passa a ser algo mais prazeroso e menos assustador.

Como condutores, somos responsáveis por fazer das ruas um lugar mais seguro e se cada um fizer sua parte, muitas vidas serão preservadas e nos locomover não será mais um risco tão grande.

Se você deseja garantir ainda mais tranquilidade, conte com uma Proteção Veicular para te auxiliar, caso, mesmo seguindo tantos cuidados, algum imprevisto ainda aconteça. Faça uma cotação agora mesmo! 

Dezembro
Postagem anterior
Roubaram meu carro e...
Próxima postagem
Os carros mais rouba...
0 Comentários
Deixe uma resposta