1 0 3000 0 300 120 30 https://blog.ancorepv.com.br 960 0
site-mobile-logo
site-logo

Tipos de faróis: conhecendo cada um

Um item muito importante para a proteção veicular são os faróis. Eles iluminam o caminho do motorista e também permitem que pedestres, motociclistas e outros que estão a sua volta percebam bem a sua presença. Conhecer bem os tipos de […]
Tipos de faróis: quais as diferenças? | RB Multimarcas
close-up dos faróis do carro Foto de banco de imagens

Um item muito importante para a proteção veicular são os faróis. Eles iluminam o caminho do motorista e também permitem que pedestres, motociclistas e outros que estão a sua volta percebam bem a sua presença.

Conhecer bem os tipos de faróis ajuda o motorista a saber qual é a função de cada um e em quais ocasiões eles devem ser utilizados. A intensidade da luz, a posição e o tipo de lâmpada são as principais diferenças entre eles. Continue a leitura para saber mais sobre os faróis automotivos.

Faróis principais

Eles equipam qualquer tipo de veículo, justamente por ser a principal fonte de iluminação de carros e motos. Ele apresenta diferentes níveis de luminosidade, que vamos especificar cada uma a seguir:

Farol baixo

Esse tipo de farol serve para uma iluminação mais próxima e seu facho é voltado para o chão para não ofuscar a visão de quem vem no sentido contrário. O Código de Trânsito Brasileiro determina que o farol baixo deve ser usado nas seguintes situações:

– Em rodovias, mesmo durante o dia;

– Dentro de túneis;

– Durante a noite em vias com iluminação pública.

O desrespeito a essa lei é considerado uma infração média, com pagamento de R$130,16 de multa e o condutor ainda recebe 4 pontos na carteira de habilitação.

Farol alto

Somente deve ser utilizado em lugares sem nenhum tipo de iluminação, porque ele tem a capacidade de atingir distâncias maiores. O motorista não deve usar o farol alto quando tem um veículo à frente ou também quando vem outro na direção oposta porque a luz pode ofuscar a visão dos outros condutores. O piscar dos faróis altos também é uma forma de aviso no trânsito.

Faróis de milha

Esse é um tipo de farol adicional, muito comum em camionetes e veículos off-road para iluminar grandes distâncias à frente. Eles costumam ficar instalados entre os faróis principais ou na parte superior dos carros e possuem um facho de luz bem concentrado de grande intensidade.

Os faróis de milha devem ser na cor branca e só devem ser utilizados em conjunto com os de luz alta nas mesmas condições citadas acima.

Faróis de neblina

O próprio nome indica o uso desse farol: para situações de pouca visibilidade causadas por nevoeiros, neblinas, cerração e tempestades. Eles ficam posicionados na parte de baixo do para-choques para iluminar as marcações do asfalto, já que seu facho é de baixo para cima.

O farol de neblina tem lâmpadas de menor alcance e de menor intensidade, geralmente nas cores brancas ou amareladas. O seu uso não é proibido por lei em outras ocasiões, mas o motorista jamais deve utilizar o farol de neblina sozinho ao trafegar à noite ou em túneis e rodovias, sempre em conjunto com os faróis baixos.

Assim como os faróis de milha e de neblina, as luzes DRL (luzes de condução diurna) também são um tipo de farol auxiliar. Alguns modelos de carros contam com essa tecnologia, que possui lâmpadas de LED e têm acendimento automático.

Como você pode perceber, os faróis são indispensáveis para a segurança no trânsito. Se você se preocupa com seu carro, não deixe de conhecer o serviço de proteção veicular da Ancore. Oferecemos proteção contra roubo, furto qualificado, colisão, incêndio e assistência 24 horas. Faça uma cotação e dê a proteção que seu veículo merece. (Click Aqui)

Abril
Postagem anterior
Inclusão levada a s...
Próxima postagem
O que é preciso par...
0 Comentários
Deixe uma resposta