1 0 3000 0 300 120 30 https://blog.ancorepv.com.br 960 0
site-mobile-logo
site-logo

Medo de dirigir como superar

A amaxofobia, nome dado ao medo de dirigir, é mais comum do que parece. Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o mal afeta cerca de 2 milhões de brasileiros. Destes, a estimativa é que 80% […]

Medo de dirirgir? Veja essas 4 dicas para te ajudar a perder o medo

A amaxofobia, nome dado ao medo de dirigir, é mais comum do que parece. Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o mal afeta cerca de 2 milhões de brasileiros. Destes, a estimativa é que 80% sejam de pessoas habilitadas.

Ainda de acordo com o artigo, os sintomas de quem apresenta esse medo excessivo podem variar entre tremor nas pernas, aumento da frequência cardíaca e incapacidade de dirigir. As causas vão desde traumas até o receio do fracasso.

Afinal, o trânsito é um ambiente capaz de gerar situações de estresse que contribuem para o sentimento de tensão. Contudo, existem meios que auxiliam a superar o medo de dirigir, como aumentar a sensação de segurança a partir de uma proteção veicular.

A seguir, separamos algumas dicas de como encarar o desafio e vencer esse medo. Confira.

1. Reconhecer a causa

O primeiro passo para superar o medo de dirigir é encontrar a raiz da insegurança. Conforme os relatos publicados na revista Auto Esporte mostram, os casos são variados.

As tensões podem surgir a partir de:

– Falta de confiança no volante;

– Medo das consequências de um possível erro;

– Pressão de outros motoristas impacientes;

– Receio de danificar o veículo;

– Traumas de situações de batidas ou acidentes, entre outros.

A intensidade do medo também varia. Enquanto alguns conseguem encarar o trânsito, mesmo com níveis mais elevados de ansiedade, outros não são capazes nem mesmo de retirar o veículo da garagem.

Portanto, é importante reconhecer a causa do problema para, assim, buscar o auxílio necessário. Veja mais sobre o assunto, abaixo.

2. Auxílio profissional

Dependendo do grau do medo, o auxílio de um profissional de psicologia é indispensável, tanto para identificar as causas internas quanto para direcionar a melhor forma de tratamento.

Entretanto, nem todos os casos demandam atendimento psicológico. Alguns profissionais recomendam um plano para se aproximar do carro aos poucos.

Então, o condutor faz um compromisso de, ao menos uma vez na semana, ter contato com o carro em curtos percursos, mesmo que acompanhado. Exercícios e relaxamentos musculares também ajudam a preparar o corpo e a mente para a direção.

Outro fator que contribui com o medo de dirigir é o desgaste emocional, principalmente para quem já passou por circunstâncias de batidas. Nesse sentido, um plano de proteção veicular pode auxiliar. Veja mais, adiante.

3. Proteção veicular

A proteção veicular também tem um papel fundamental no auxílio de superar esse medo, pois um bom plano dá maior segurança ao motorista.

Como vimos acima, é comum que condutores, principalmente iniciantes, tenham receio de danificar o carro de alguma forma por conta da inexperiência.

Assim, ao contratar uma proteção veicular, é possível diminuir a tensão no trânsito, pois a sensação de estar amparado ajuda na redução dos níveis de ansiedade.

Por fim, a dica mais importante é: acredite em você. Você só vai superar o medo encarando os obstáculos e colocando a mão no volante. Para isso, conte conosco.

Nossa missão é oferecer o amparo que você precisa, mesmo diante das situações adversas do dia a dia no trânsito. Faça uma cotação rápida agora mesmo e dê um passo a mais para estar protegido.

Fevereiro
Postagem anterior
CNH Digital como ter...
Próxima postagem
Busca por motos cres...
0 Comentários
Deixe uma resposta