1 0 3000 0 300 120 30 https://blog.ancorepv.com.br 960 0
site-mobile-logo
site-logo

CNH Digital como ter a sua

A tecnologia tem facilitado nossa vida dia após dia, pois diversos serviços podem ser realizados de forma online. Com a pandemia, isso se intensificou, afinal de contas, foi preciso iniciar o protocolo de distanciamento social e isso fez com que […]
Quase 108 mil motoristas em Mato Grosso utilizam a CNH digital

A tecnologia tem facilitado nossa vida dia após dia, pois diversos serviços podem ser realizados de forma online. Com a pandemia, isso se intensificou, afinal de contas, foi preciso iniciar o protocolo de distanciamento social e isso fez com que os serviços digitais se tornassem cada vez mais comum.

Desde o ano de 2018, é possível circular com a sua CNH de forma digital, dispensando assim, a obrigatoriedade de andar com o documento impresso. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um item obrigatório para aqueles que dirigem.

Para saber como ter acesso à sua, acompanhe nosso artigo.

Como acessar a CNH digital?

O primeiro passo é ter o aplicativo que permite o acesso à CNH. Para isso, vá até a “loja” de seu smartphone e faça o download. Para usuários Android, o app está disponível na Google Play Store, já para os que utilizam iOS (Iphone), o aplicativo pode ser baixado na Apple Store.

O app chama-se Carteira Digital de Trânsito (CDT) e depois de baixá-lo, será necessário efetuar um cadastro com suas informações pessoais. Em seguida, será enviado um e-mail de confirmação, que deve ser clicado para que o acesso seja liberado.

Com o cadastro realizado, o usuário deve efetuar o login e em seguida clicar em “adicionar documento”. O app irá solicitar que faça a “prova de vida”, com isso é preciso realizar todos os comandos solicitados, sempre em frente à câmera do aparelho. Esse processo serve para comprovar que se trata do real proprietário do documento.

Com a validação efetivada, o passo seguinte é inserir o número de telefone do aparelho celular. Em seguida, surgirá a CNH digital na tela e o usuário deverá criar uma chave de acesso para utilizar sempre que precisar do documento. Essa chave deverá ter quatro dígitos e precisará ser digitada sempre que A CNH for acessada.

Precisa ir até o DETRAN?

As CNHs que foram emitidas depois de maio de 2017, possuem um QR Code e que serve para ser utilizado no lugar de um certificado digital. Com isso, o motorista fica liberado de precisar se dirigir até uma unidade do DETRAN.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), mais de 27 milhões de motoristas já possuem o QR Code e isso impede que seja obrigatório o deslocamento até uma unidade do DETRAN.

O que fazer se a minha CNH não tiver o QR Code?

Nesse caso, a presença em uma unidade do DETRAN será obrigatória. Esse passo é essencial para que o órgão emita um Certificado Digital para você, pois é através dele que será possível gerar a CNH digital.

Depois, você deve acessar o Portal de Serviços do Denatran e efetuar um cadastro, que deve ser validado através de seu e-mail. Depois de clicar no link de autenticação, vá na seção “Código de Ativação”.

Com os passos acima, o sistema cria uma conexão entre o aplicativo e seu aparelho celular. Agora, basta fazer o download do app e seguir as etapas anteriores.

Gostou desse artigo? Para saber mais, acesse o nosso blog e leia mais conteúdos. Acesse também nosso site em ancorepv.com.br

Fevereiro
Postagem anterior
Carros que mais desv...
Próxima postagem
Medo de dirigir como...
0 Comentários
Deixe uma resposta