1 0 3000 0 300 120 30 https://blog.ancorepv.com.br 960 0
site-mobile-logo
site-logo

O que olhar na hora de comprar um seminovo

Apesar das facilidades em adquirir um carro novo, a opção por um veículo seminovo, muitas vezes, se torna mais atrativa pelo valor. A compra de seminovos é uma tendência forte no Brasil. Só em 2020 foram negociados cerca de 11 […]

Apesar das facilidades em adquirir um carro novo, a opção por um veículo seminovo, muitas vezes, se torna mais atrativa pelo valor. A compra de seminovos é uma tendência forte no Brasil. Só em 2020 foram negociados cerca de 11 milhões de veículos, segundo índice divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Porém, investir em um seminovo requer atenção e paciência: é necessário pesquisar muito e avaliar minuciosamente as características do carro antes de fechar negócio, ou o valor final pode ficar muito mais alto do que o preço da compra.

O ideal é avaliar os veículos acompanhado de um mecânico de confiança; mas se não for possível, listamos alguns itens essenciais que você mesmo pode analisar antes de efetuar a compra do seminovo.

VERIFIQUE O MOTOR

Antes de começar a avaliação do carro, é importante lembrar que carro seminovo é aquele com menos de três anos de uso e com até 20 mil quilômetros rodados por ano. Acima dessas características, o veículo já é considerado usado, não mais seminovo.

Por isso, o motor diz muito sobre o estado de conservação do carro – e se ele realmente é um seminovo. Ao avaliar um veículo, abra o capô e observe se há ferrugem, bem como se as correias e mangueiras estão bem conservadas. Também avalie o reservatório de óleo e observe se está abaixo do nível; nesse caso, é hora de fazer troca de óleo.

Além disso, ligue o carro e acompanhe atentamente se há ruídos estranhos ou se o veículo demora para funcionar, o que pode indicar que alguma coisa não está funcionando corretamente.

OBSERVE A PARTE INTERNA

Depois de verificar o motor e seu funcionamento, analise com calma toda a parte interna do veículo, em especial os pedais. Embreagem dura ou mole demais não é um bom sinal. Sinais de desgaste podem indicar que o carro não é um seminovo, mas sim um veículo com mais tempo de uso. Teste ainda câmbio e volante.

Outra característica que merece atenção total é o odômetro: confira a quilometragem marcada e avalie se as condições físicas do carro estão de acordo. Se parecer que há menos quilometragem do que o desgaste do veículo indica, talvez seja um carro usado.

NÃO SE ESQUEÇA DA PINTURA E DA LATARIA

Avalie bem a condições da pintura e da lataria do veículo que deseja adquirir. Essas duas características podem dizer muito sobre a conservação do carro e até entregar se ele já foi batido.

Observe se há diferença na textura ou de tonalidades na cor, se as borrachas estão intactas ou se aparentam alguma irregularidade. Também analise atenciosamente possíveis desalinhamentos nas portas e no capô ou pequenos amassados na lataria.

CONHEÇA A PROCEDÊNCIA DO VEÍCULO

Se possível, tente descobrir a procedência do veículo, se já passou por algum tipo de sinistro ou até mesmo leilões. Essa informação pode ser crucial no momento da compra do veículo, porque apresenta todo o passado de uso com os antigos proprietários.

E se você procura proteção para o seu veículo, seja ele novo, seminovo ou usado, entre em contato com a Ancore, faça uma simulação e conheça nossas propostas.

Agosto
Postagem anterior
Começando os prepar...
Próxima postagem
Cuidados na hora de ...
0 Comentários
Deixe uma resposta