1 0 3000 0 300 120 30 https://blog.ancorepv.com.br 960 0
site-mobile-logo
site-logo

Vida de Caminhoneiro – Desafios

Ser um profissional no transporte de carga no Brasil não é uma tarefa fácil, mesmo sendo esse o principal meio de movimentar as mercadorias pelo nosso país, existem inúmeros desafios que devem ser superados. Desde a condição das estradas, passando […]

Ser um profissional no transporte de carga no Brasil não é uma tarefa fácil, mesmo sendo esse o principal meio de movimentar as mercadorias pelo nosso país, existem inúmeros desafios que devem ser superados.

Desde a condição das estradas, passando pelo custo baixo de fretes e até os mais simples furtos, tudo isso faz parte do cotidiano de quem vive nas rodovias, realizando entregas para receber o pagamento pelos serviços prestados.

Vamos falar então sobre quais os principais obstáculos dessa profissão tão importante para todos.

Rodovias

Vamos iniciar exatamente por um dos principais problemas, que são as nossas rodovias e suas respectivas qualidades (ou a falta delas).

Quanto mais irregulares e perigosas as estradas são, existe a tendência do custo do transporte em si aumentar. Claro que isso também quer dizer que o risco de acidentes no trânsito aumenta junto.

Então, para que os transtornos sejam minimizados ao máximo, é vital que você planeje bem as suas rotas, buscando novas possibilidades de trajetos mais seguros, tanto para o caminhoneiro, quanto para quem vai receber o produto.

Não se esqueça de dirigir com segurança e cautela. Um comportamento inconsequente e irresponsável, que pode ocorrer pela pressa de entregar rápido, pode custar mais do que o calculado pelo motorista.

Preço dos combustíveis

Outro ponto para ficar atento é o valor que os postos colocam para que se possa reabastecer o seu caminhão.

Se for algo abusivo, o seu lucro será bem menor do que o esperado, causando prejuízo nos fretes.

Uma dica para diminuir essa possível ocorrência é a de sempre deixar a manutenção do seu veículo em dia.

Qualquer coisa que esteja fora da regularidade pode fazer o motor consumir mais do que devia, então fique atento a isso. Calibrar bem os pneus é outra questão a se ter em conta.

Saúde

Por terem que trabalhar muito e nem sempre terem a recompensa adequada, alguns caminhoneiros acabam excedendo o seu próprio limite.

Dormir pouco e/ou dormir mal, comer de forma errada e em horários ruins, além de passar boa parte do dia sentado são eventos que podem fazer a sua saúde ir se deteriorando com o tempo.

Então tente sempre estar bem e consulte médicos para um check-up sempre que possível.

Procure dormir bem e cerca de oito horas por dia, comer comida de verdade e menos lanches, mantenha-se sempre hidratado e programe paradas durante o trajeto.

Valor dos fretes

Com a grande concorrência entre os profissionais de carga, os valores do frete nem sempre são satisfatórios.

Nesse momento é importante tentar se garantir ao se associar a uma transportadora, que podem te ajudar não só na ida, mas na volta também, com o chamado “frete de retorno”, evitando que você faça uma viagem sem carga nenhuma.

Falhas mecânicas

Por fim, mas certamente não menos importante, temos que falar de possíveis falhas mecânicas e imprevistos que podem ocorrer. Por isso é interessante sempre buscar minimizar essa possibilidade, deixando o seu caminhão em dia com um mecânico de sua confiança.

Como diz o ditado: melhor prevenir do que remediar. Consertar algo é mais caro do que correr atrás antes de estar com pressa para arrumar o problema.

Faça uma cotação rápida conosco, acesse nosso site e tire suas dúvidas.

Junho
Postagem anterior
Como está o mercado...
Próxima postagem
Os melhores carros d...
0 Comentários
Deixe uma resposta