1 0 3000 0 300 120 30 https://blog.ancorepv.com.br 960 0
site-mobile-logo
site-logo

Semana Nacional do Trânsito

Setembro é o mês em que acontece a Semana Nacional do Trânsito, comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro. Durante estes dias, são realizadas diversas ações de conscientização para todos aqueles que estão todos os […]

Setembro é o mês em que acontece a Semana Nacional do Trânsito, comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro. Durante estes dias, são realizadas diversas ações de conscientização para todos aqueles que estão todos os dias convivendo com o trânsito: de motoristas e pedestres. Neste texto, você vai aprender mais sobre a Semana Nacional do Trânsito.

Acompanhe conosco lendo o artigo até o fim!

O que é a Semana Nacional do Trânsito?

O Brasil teve aproximadamente 55 mil vítimas fatais de acidentes de trânsito durante o ano de 2019, uma média que tem se mantido estável há alguns anos nas estradas e ruas brasileiras, segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Diante desta realidade violenta nas vias de nosso país, o Contran realiza, desde 1994, a Semana Nacional de Trânsito. São sete dias nos quais autoridades e diversas entidades ligadas à segurança no trânsito realizam ações de conscientização em todo o território nacional.

Estas ações não são voltadas apenas para motoristas. Existem medidas também realizadas junto a motociclistas, ciclistas, passageiros e pedestres, afinal, um trânsito seguro depende diretamente da ação correta de todos, além daqueles que dirigem ou pilotam.

Os temas da Semana Nacional do Trânsito são alterados todos os anos, sendo definidos pelo Contran. Na primeira edição, o tema foi “Nossa Bandeira é a Vida, Paz no Trânsito”, mas os temas também vão sendo atualizados conforme a sociedade se altera ao longo do tempo. Sendo assim, a Semana já tematizou o álcool, o celular e o respeito aos pedestres.

Ações realizadas na Semana Nacional do Trânsito

Até 2019, as diversas ações realizadas durante a Semana Nacional do Trânsito envolviam ações presenciais como blitz educativas, palestras presenciais, eventos midiáticos e outras ações que tratavam principalmente da segurança de motoristas, passageiros e pedestres, mas também lidavam com aspectos relacionados à engenharia de tráfego e à legislação do trânsito.

A propósito, a Semana Nacional do Trânsito já ganhou tanta relevância no calendário do Contran, que ela já está devidamente descrita pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 326.

Em 2020, a Semana Nacional de Trânsito tem como título “O Denatran na sua vida” e como tema “Perceba o risco, proteja a vida”. Porém, por causa da pandemia da Covid-19, o Contran decidiu não realizar atividades presenciais que pudessem causar a aglomeração de pessoas e o maior contágio pela doença.

Neste ano, a Semana Nacional do Trânsito, além de falar sobre assuntos relacionados à proteção veicular e à segurança na estrada, também trouxe conteúdos relacionados às transformações digitais que os sistemas dos Detrans estaduais têm realizado para otimizar o atendimento aos condutores, ensinando os usuários sobre como utilizar estas ferramentas virtuais.

A Semana do Trânsito deste ano trouxe webinars sobre diversos assuntos relacionados ao tema da proteção à segurança, e também tratou sobre um dos temas mais comentados em 2020: a pandemia e seus impactos sobre o trânsito no país e no mundo.

Você já conhece os serviços proporcionada pelas Associações de Proteção Veicular? Faça uma cotação rápida na página da Ancore e saiba como proteger o seu veículo pagando pouco!

Setembo
Postagem anterior
Levaram meu carro, e...
Próxima postagem
Carros do Futuro
0 Comentários
Deixe uma resposta