1 0 3000 0 300 120 30 https://blog.ancorepv.com.br 960 0
site-mobile-logo
site-logo

Novembro Azul vem ai…

A campanha Novembro Azul alerta para a conscientização sobre o câncer de próstata e outras doenças que podem afetar a saúde do homem. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens no Brasil, ficando […]

A campanha Novembro Azul alerta para a conscientização sobre o câncer de próstata e outras doenças que podem afetar a saúde do homem. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele, sendo ainda mais comum em homens a partir dos 50 anos.

A próstata é uma glândula que fica na abaixo da bexiga, sendo responsável, principalmente, pela produção de fluidos e nutrientes que compõem o esperma. Boa parte dos casos pode ser tratada por meio de exames como o toque retal e a ultrassonografia da próstata.

Estigma e vergonha

Apesar de ser um exame simples e indolor, o toque retal ainda é bastante estigmatizado e alguns pacientes relatam certa resistência para realizar o exame. Por meio dele, como a glândula fica em frente ao reto, o médico pode apalpar a próstata, avaliando se há alguma alteração como nódulos e caroços.

Por isso a campanha Novembro Azul reforça a importância de deixar a vergonha e o medo de lado e cuidar da saúde. Dependendo da idade do paciente, que é um dos maiores fatores de risco, os exames devem ser feitos anualmente ou a cada três anos, e isso vai de acordo com a avaliação do médico.

Além da idade, fatores genéticos como o aparecimento de outros casos da família, alimentação rica em gorduras, sedentarismo, obesidade e até o nível de exposição à poluição ambiental podem ser levados em consideração.

Sintomas e tratamento

Além dos exames, estar atento aos sinais é uma das melhores formas de ajudar na detecção precoce do câncer de próstata, aumentando as chances de sucesso no tratamento.

A dificuldade de urinar é um dos primeiros sinais de alerta, pois com o aumento da próstata, ela poderá comprimir a bexiga, causando essa dificuldade e até diminuição do jato de urina. O paciente também pode relatar uma maior necessidade de urinar mais vezes, seja durante o dia ou à noite.

Quando diagnosticada, a doença pode ser tratada através de cirurgia, radioterapia ou até mesmo terapia hormonal. Tudo vai depender do estágio em que a doença foi encontrada, por isso cada tratamento deve ser avaliado de forma individualizada.

Prevenção

Como citamos, os exames são os principais aliados na luta contra o câncer de próstata e outras doenças. Você lembra dos fatores de risco? Portanto, também é importante se manter ativo fisicamente, combinando uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras e se manter afastado de álcool e do fumo.

A Ancore, além de proporcionar aos associados amparo diante das situações adversas do dia a dia no trânsito, principalmente na proteção veicular, acredita que a prevenção é sempre o melhor caminho. Por isso, apoiamos a campanha Novembro Azul por causa de sua importância.

Se você quer passar a ter assistência 24 horas para guincho, pane seca, pane elétrica, pneus e muito mais e ainda participar do nosso clube de vantagens, com descontos em estabelecimentos diversos, faça uma cotação rápida conosco e descubra todas as outras vantagens que podemos lhe oferecer.

Novembro
Postagem anterior
Próxima postagem
Natal chegando vamos...
0 Comentários
Deixe uma resposta